La Pasta
Seleccionem os ingredientes mais frescos, as melhores especiarias e embarquem comigo nesta aventura gastronómica.
Garanto que não se vão arrepender.
Bom apetite, buen provecho, bonne Appétit...
Sushibaby
A Internet é uma coisa fantástica, através do facebook encontrei uma grande amiga que já não vejo há mais de 8 anos estivemos a por a conversa em dia, como nos tivesse-mos visto a semana passada, e fiquei a saber que é muito prendada e tem um blog repleto de coisas giríssimas de bijutaria e decoupage.
Toca a visitar o site Borboleta Jagie não se vão arrepender.
Desde que experimentei este pão, cá em casa não queremos outra coisa, inicialmente fiz para aproveitar umas batatas cozidas, agora até as cozo de propósito.
A massa cresce imenso tornando o pão muito fofo.
Acabaram-se as sobras de batata cozida, corram para a cozinha e toca a experimentar.
Ingredientes:
150ml de leite (usei magro)
150ml de água
25g de margarida
1 ovo
150g de batata cozida
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
630g de farinha de trigo tipo 65
7 g de fermento de padeiro em pó
Esmague a batata cozida com a ajuda de um garfo.
Na mfp (máquina de fazer pão) coloque os ingredientes pela ordem indicada e programe para massa.
Depois do programa terminado coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e molde um rolo fino, como se fosse uma baguete.
Coloque sobre uma folha de papel vegetal ou tapete de silicone e deixe levedar 20 minutos (em tenho um programa de levedar no forno mas se não tiver deixe levedar sobre a bancada).
Leve a cozer em forno pré aquecido nos 180º durante 30 minutos.
Receita retirada do manual da mfp Clatronic
Este fim-de-semana quis juntar 2 úteis a um agradável, precisava fazer uma sobremesa para o almoço de Domingo em casa da minha mãe, tinha 1 frasco e meio de leite de coco a acabar a validade e assim podia participar no passatempo da Luísa Alexandra, mas como o tempo por aqui é escasso cheguei atrasada, não faz mal fica para a próxima o pudim fica de consolação...
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
250ml de leite do coco
200ml de natas
5 ovos
150g de açúcar
Leva-se a forma onde se vai cozer o pudim ao lume e derrete-se o açúcar até ficar caramelo.
Espalha-se bem o caramelo pelas laterais e base da forma e reserva-se.
No liquidificador colocam-se os restantes ingredientes e bate-se tudo bem a ter uma mistura homogénea.
Deita-se o preparado na forma e leva-se a cozer em banho Maria a 200º durante cerca de 50 minutos.
Quando o pudim estiver pronto deixa-se arrefecer e coloca-se no frigorífico até á hora de servir.
Desenforma-se e decora-se a gosto, eu polvilhei com coco ralado.
Depois é só se deliciarem com uma bela fatia.
A foto foi cortesia da minha irmã pois tenho uma máquina desaparecida em combate e outra não anda lá muito católica...
Tal como prometido, volto em grande, com um bolo bem apetitoso.
A repetir muitas e muitas vezes.

Ingredientes:
200g de farinha
1/2 colher de chá de fermento
150g de chocolate em barra
250g de manteiga
150g de açúcar (retirei 50g)
200g de açúcar mascavado (retirei 50g)
4 ovos grandes
150ml de leite
sal
Ganache:
100g de chocolate em barra
100ml de natas frescas
Aquecer o forno a 180ºc.
Peneirar a farinha, o fermento e uma pitada de sal para um recipiente.
Derreter o chocolate em banho Maria em lume médio.
Bata a manteiga, a temperatura ambiente, durante cerca de 2-3 minutos. Adicione os dois tipos de açúcar e bata até ter uma mistura clara e cremosa.
Sem deixar de bater adicione os ovos um a um.
Com a batedeira a baixa velocidade adicione a mistura de farinha alternada com o leite.
Junte ao chocolate 1/4 da massa e misture bem.
Numa forma de bolo inglês de silicone, alterne colheradas de massa branca e de chocolate e com uma faca faça leves movimentos em espiral.
Cozer durante cerca de 50-60 minutos ou até o palito sair seco.
Deixe arrefecer na forma durante cerca de 10 minutos, retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Para o Ganache, parta o chocolate em pedaços e coloque num recipiente médio.
Ponha as natas a ferver em fogo forte e verta sobre o chocolate misturando bem.
Deixe repousar cerca de 10 minutos para que espesse.
Verta o Ganache sobre o bolo, decorar a gosto, eu usei amêndoa triturada, e deixar arrefecer durante cerca de 1 hora até que o Ganache solidifique.
Depois é só saborear acompanhado por um sumo natural bem fresquinho.
Receita retirada do livro: El Libro de Oro del Chocolate
Em primeiro lugar desculpem a ausência, prometo que em breve publico algo bem apetitoso.
Hoje venho apresentar, a quem ainda não conhece, o blog da minha irmã, esta repleto de coisas boas por isso não deixem de passar por lá.
Agora cá em casa andamos com a mania de amassar o pão na máquina, mas coze-lo no forno, pois não só fica sem aquele ar de pão de forma como fica mais saboroso.
Um dia destes foi a vez deste delicioso pão Saloio muito saboroso.
Aqui fica a receita.
Ingredientes:
330g de água
1 colher de chá de sal
400g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo integral
1 saqueta de fermento seco
farinha para polvilhar
Colocam-se os ingredientes na MFP no programa massa.
Depois do programa acabar, coloca-se a massa sobre uma superfície enfarinhada e molda-se uma bola, ligeiramente achatada.
Coloca-se sobre uma folha de papel vegetal ou um tapete de silicone, polvilha-se com farinha, para dar aquele ar rústico, fazem-se uns cortes com a ajuda de uma faca e leva-se ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos.
Bom apetite
Ola amigas blogueiras a partir de hoje já podem visitar o blog da Baby be Green e saber todas as novidades da nossa loja.
Fico á vossa espera.
Um beijinho
Vocês já julgavam que vos tinha abandonado? Mas não apenas tenho andado um pouco ocupada e sem tempo para vir a este cantinho, pois a loja dá muito trabalho.Desde já muito obrigada a todas que me desejaram boa sorte, elogiaram a minha montra e quem sabe fizeram uma visita, para vocês deixo esta receita.
De certo já provaram aquela sobremesa da La Lechera da Nestlé de bolacha Maria pois esta é uma versão caseira e, quanto a mim, muita mais saborosa.A receita veio do blog espanhol Pasen Y Degusten onde podem encontrar a receita para a Bimby.Ingredientes:20 bolachas Maria100g de açúcar3 colheres de sopa de caramelo líquido600ml de leite400ml de natasmeia embalagem de Cuajada Trituram-se as bolachas numa picadora até ficarem em farinha, e misturam-se com os restantes ingredientes.Misturamos tudo e leva-se ao lume mexendo de vez em quando para que não se pegue e fique bem misturado.Retira-se do fogão assim que espesse um pouco e antes de ferver.Colocamos em frascos de vidro e depois de arrefecerem levamos ao frigorífico.Bom apetite...
Pois é tenho andado um pouco desaparecida da blogosfera mas é por uma boa causa, embarquei numa nova aventura.
Abri uma loja de artigos de bebé que, como podem ver, tem coisas lindas e uma vertente ecológica, com roupinhas de algodão biológico e fraldas eco-descartáveis.Agora já sabem, se passarem por Braga podem fazer-me uma visita, estou na rua de São Victor mesmo no centro da cidade.Fico a vossa espera...
Depois de preparar as prendas para a escolinha e para os vizinhos, preparei as prendinhas para a família, e aqui ta o meu cabaz de Natal.
Aqui temos o Bolo Rainha, Doce de Abóbora com Nozes, Creme de Whisky, no pote havia Biscoitos de Côco e Biscoitos de Manteiga com Custard, e no prato Tiramisu Versão Bombom e uns Bombons de Bolacha Maria e Côco.Hoje deixo-vos a receita do Bolo Rainha as outras chegam de seguida.Ingredientes:2dl de água1 embalagem de farinha para pão Brioche 200g de frutos secos variados2 colheres de sopa de vinho do Portoraspa de 1/2 laranja 1 ovo para pincelarnozes para enfeitarColoque a água e a farinha na mfp, e programe para massa.Quando o programa terminar adicione os frutos secos, o vinho do Porto e a raspa de laranja e programe novamente a máquina no programa para massa.No fim retire a massa e coloque sobre uma superfície enfarinhada, molde duas coroas e coloque num tabuleiro sobre uma folha de papel vegetal ou tapete de silicone, tape e deixe levedar até dobrar o volume.Pincele com ovo batido, enfeite com as nozes e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.Fonte: Revista Lusitana nº28
O Natal já passou, e depois de muito reboliço, finalmente tenho tempo para vir aqui colocar as minhas prendas de Natal, já vem um pouco atrasadas mas foram entregues a tempo e horas.Passei cerca de 3 semanas enfiada na cozinha e nem tempo sobrou para vir aqui.Mas como o Natal é quando o Homem quiser pode ser que sirvam de inspiração a alguém...
Estas foram as prendinhas para os meus vizinhos e para as educadoras da creche da filhota, Doce de abóbora com nozes receita que já se encontra aqui a única diferença é que depois de passar a varinha mágica acrescentei o miolo de noz despedaçado e Biscoitos de Côco receita da Luisa Alexandra que ela gentilmente enviou com o meu dispara biscoitos.Estes foram também os biscoitos que enviei para o meu AIG El Pahuichi de Julissa e que ela adorou e comeu até as migalhas.Aqui fica a receita:Ingredientes:100g de côco ralado100g de açúcar180g de margarina amolecida1 ovo1 pitada de sal250g de farinha com fermentoColoca-se na batedeira as varas para massas e juntam-se todos os ingredientes, amassa-se tudo muito bem até ter uma consistência homogénea.Coloca-se a massa no dispara biscoitos e dispara-se sobre um tapete de silicone ou uma folha de papel vegetal.Leva-se a assar em forno a 200º até estarem dourados (cerca de 20 minutos).